segunda-feira, abril 03, 2006

Um espetáculo maravilhoso e surpreendente.



















Ontem fui assistir ao espetáculo da Academia Olímpia aqui de Natal, foi um espetáculo maravilhoso, fiquei muito emocionada.
O Projeto Olímpia, no qual estou me engajando, é realizado nesta academia. Eles têm mais de 80 alunos, destes, 40 por ai, são financiados pelo Projeto social que é do Instituto Marie Jost e da empresa Camanor- cultivo de camarão.
Bom, eu quase vou às lágrimas, sou muito sensível a este tipo de trabalho, ver crianças pobres fazendo ginástica olímpica com afinco, dando o melhor delas, é comovente. Havia desde crianças muito pequenas, mais ou menos 5 anos, até jovens adolescentes, ver 80 meninos, meninas, jovens, se esforçando para mostrar como são capazes de ser melhores, é comovente. Foi muito bom, muito bem feito, a música era ótima, o espetáculo foi amarrado de tal forma que não ficávamos nem um minuto esperando a próxima atração, enquanto uns acabavam de se apresentar, outros entravam ou já estava pendurados naqueles panos que vêm do teto. Ótimo. O que mais gostei foi ver que as coisas podem dar certo, foi tudo bem, é lógico que houve falhas, mas faz parte. A equipe é de professores de ginástica olímpica, é a única academia aqui na cidade. Foi um espetáculo circense, houve números de palhaços, muito bom ver palhaços ginastas, fazem coisas incríveis :) Deve ser inspirado no Cirque du Soleil, que seja, foi ótimo. Imaginem crianças em Natal sonhando com o Cirque du Soleil, é fantástico! Pena que a luz da academia não criou clima de magia, a magia veio das próprias crianças e jovens, pensando bem... melhor ainda, não é?
Morri de pena porque meus filhos não foram, poderia ter levado minha sobrinha também, não pensei que fosse tão bom, os meninos estavam com amigos aqui jogando RPG, sabem como são adolescentes, tirá-los do grupo é difícil, aposto como se estivessem sós comigo teriam ido, mas não foram. na próxima vez eu faço irem, estarei já trabalhando no projeto, farei a cabeça deles. Dan, meu filho de 15 anos tem uma flexibilidade impressionante, parece de borracha, fez uma vez um mês de yoga comigo numa academia e era de pararem para vê-lo, Sabem que não quer fazer ginástica olímpica? diz que é coisa de gay, pode? ai meu deus... devem ser os meninos que dizem por ai, porque aqui ele nunca ouviu isto, eu tentei fazê-lo gostar de balé, de leve... dizia seria tão lindo você dançando, imaginem se iria fazer... Há muito preconceito mesmo, que triste! Eu amo Balé. Quando era menina minha mãe assistia em Curitiba espetáculos de dança e me levava, eu ficava no colo para ver, lembro até hoje, era um mundo mágico e maravilhoso, é comovente ver as pessoas se superando.
Quando vejo gente assim, gente que trabalha como esta equipe do Projeto e da Academia Olímpica eu penso que o Brasil pode dar certo, que nem tudo está perdido. Este projeto tem pouca verba, além da Camanor, tem mais algum patrocínio, mas não há grana, a Camanor quer que o projeto se auto financie, estão buscando financiamento. É de doer ver estes políticos nojentos no poder jogando nosso dinheiro fora ou colocando no próprio bolso e ver estas crianças pobres se esforçando para serem alguém num mundo de adversidades, muitas vezes dramáticas.
Estas crianças vão duas vezes por semana à academia, ali têm aulas de reforço escolar e de ginástica, tem um dentista e um advogado também. Há uma condução para buscá-las no bairro onde moram, na periferia daqui, outras são de Ponta Negra, que anda na mídia nacional-TV Globo tem mostrado- por causa da prostituição. Aposto como nenhum daqueles jovens ali será seduzido pela prostituição, aprenderam a ter dignidade, a respeitarem e serem respeitados. Roberto, o professor responsável disse o quanto é difícil fazer com que tenham disciplina, entrem no ritmo, a gente pode imaginar, são crianças que vivem soltas no mundo. Mas nem tudo está perdido.
Bravo! Um viva ao Projeto Olímpia!








Nenhum comentário: