sábado, dezembro 08, 2007

30 anos sem Clarice Lispector



Deu na 'Folha de São Paulo'

Tributo

Atração dupla relembra vida e obra de Clarice Lispector, morta há 30 anos


DA REPORTAGEM LOCAL

Juntos, o documentário inédito "Retratos Brasileiros: Clarice Lispector", e o curta-metragem "Clandestina Felicidade", de 1998, revelam algumas interseções entre a trajetória e a obra da escritora Clarice Lispector. As duas atrações vão ao ar hoje, às 17h30, em homenagem à autora de, entre outros, "A Hora da Estrela", que morreu em 9 de dezembro de 1977.
Dirigido por Nicole Algranti, sobrinha de Clarice, o documentário traz diversas entrevistas com pessoas que conviveram de perto com a escritora.
A prima Bertha Lispector recorda as conversas na infância em Recife. A amiga Rosa Cass rememora os encontros e preferência gastronômica da escritora, no restaurante La Fiorentina, no Rio. E os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Marina Colasanti contam como uma cartomante acabou virando personagem de Clarice.
O curta é adaptado do conto autobiográfico "Felicidade Clandestina", de 1971. O filme também serve para melhor entender a obra da escritora, a partir da infância em Recife e lembranças da cozinheira Macabéa, que inspirou seu personagem em "A Hora da Estrela".

RETRATOS BRASILEIROS: CLARICE LISPECTOR E "CLANDESTINA FELICIDADE"

Quando: hoje, a partir das 17h30

Onde: Canal Brasil

Nenhum comentário: