sábado, dezembro 01, 2007

"Avanti Populi !!!"



Hoje é o Dia Mundial do Combate à AIDS. Data importante, mesmo que alguns acreditem ser tema batido, estejam cansados de ouvir.
É uma dura realidade. Esta doença dizima milhares de pessoas por ano e muitos acreditam estar sob controle.
Ok, o governo faz sua parte, mas há muita ignorância ainda. Eu vejo à volta isto- conheço mulheres e homens que não se previnem, que não usam camisinha porque acham que é como 'chupar bala com papel' . Já ouvi muito isto. Vejo muito perto isto. Dá sensação de impotência.
Devemos TODOS, não só os governos, falar mais no assunto. Sexo ainda é tabu, tirando algumas poucas 'repúblicas', como Ipanema, sexo é tema difícil de ser abordado.
Vou contar uma historinha:
Outro dia fui fazer palestra para adolescentes numa escola aqui em Natal, disse, então, à pessoa que me convidou, mais ou menos do que eu falaria, quando eu disse que falaria de AIDS, camisinha, masturbação...ela disse que a escola era religiosa e era melhor eu não tocar no assunto. Acreditam?
É verdade. Em 2007! Século XXI. Eu não discuti, era uma palestra isolada, não faço parte da equipe de lá, se fosse um trabalho regular teria que ser assunto discutido exaustivamente, até aceitarem que é preciso falar disto.
Portanto, não pensem que a AIDS está sob controle, nem que a sociedade sabe do que se trata, não sabe e tem preconceito. Sabemos nós um pouco à respeito, somos uma elite intelectualizada e informada, por isso precisamos fazer a nossa parte- falar sobre.
Avante gente, falem mais, discutam! É assim que se muda a mentalidade de um povo- falando sobre.

REPASSEM, por favor:

Combate à Aids

UOL News:
Doença também é transmitida pelo sexo oral

29/11/2007 - 17h37
Uma jornada para dizer 'não' à Aids, que mata 5.700 pessoas por dia
Da AFP
Em Paris
Dizer "basta" à Aids e alinhar-se à luta contra esta pandemia, que mata a cada dia mais de 5.700 pessoas em todo o mundo e contamina outras 6.800, é a palavra de ordem da jornada mundial que será celebrada neste sábado, Dia Mundial de Luta Contra a Aids

NÚMEROS DA AIDS EM 2007

Negra Li é a garota-propaganda da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids este ano, focada nos jovens
Total de casos da doença no mundo 33,2 milhões
Total de casos na América Latina 1,6 milhão
Novas contaminações por HIV no mundo 2,5 milhões
Novas contaminações por HIV na A. Latina 100 mil
Mortes causadas pela Aids no mundo 2,1 milhões
Mortes causadas pela Aids na A. Latina 58 mil

CAMPANHA NO BRASIL
NÚMEROS DA AIDS NO MUNDO
CAMPANHA MUNDIAL
PESQUISA COM JOVENS
QUEEN LANÇA MÚSICA
Na América Latina, segundo a agência da ONU dedicada a esta enfemidade (Onuaids), 100.000 novas pessoas foram contaminadas com o vírus em 2007, o que situa a taxa de infectados em 1,6 milhões. Além disso, 58.000 pessoas morreram no último ano.

Aproximandamente, um terço de todas as pessoas que convivem com o HIV na Ámerica Latina residia no Brasil, em 2005. No entanto, segundo um estudo apresentado recentemente pelo ministério brasileiro da Saúde, o número de novos casos registrados no Brasil em 2006 mostrava um recuo em relação aos anos precedentes: 32.628 novos casos notificados. Em 2002 foram 38.816 casos.

Em 2007 no mundo, 2,5 milhões de pessoas, entre elas 420.000 crianças de menos de 15 anos, foram infectadas pelo vírus da aids (HIV) elevando seu número a 2,1 milhões; entre eles 330.000 com menos de 15 anos, morreram.

A Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (Aids) matou 25 milhões de pessoas desde a aparição da doença em 1981 e continua atingindo várias regiões do mundo, sobretudo na África Subsaariana, onde as mulheres são maioria.

Atualmente, a África Subsaariana concentra dois terços dos novos infectados, ainda que seu número tenha diminuído ligeiramente: 1,7 milhão por ano atualmente contra 2,2 milhões em 2001. Nessa região, existem mais de 22 milhões de pessoas que convivem com o vírus HIV, o que equivale a 68% do total mundial.

Na Ásia, há 4,9 milhões de afetados e o Caribe segue como a segunda região do mundo afetada, já que 1% dos adultos convive com o vírus. Por outro lado, a Onuaids destacou que a expansão da doença entre jovens grávidas retrocedeu em 11 dos 15 países do mundo mais afetados.

Nos países com poucos recursos, o número dos que podem ter acesso a um coquetel de medicamentos aumentou 545 entre 2005 e 2006. Apesar destes progressos, somente 28% dos que necessitam de um tratamento de urgência para sobreviver teve acesso a ele em países pobres, segundo um balanço conjunto da Onuaids, Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo da ONU para infância (Unicef).

Existem importantes obstáculos que devem ser superados para conseguir o acesso universal em 2010, o que implicaria em garantir, daqui a três anos, antiretrovirais a 9,8 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.


"Negra Li é a garota-propaganda da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids este ano, focada nos jovens".

Mais
Contato com exterior acelera expansão da Aids entre indígenas
Mortes por Aids diminuem em SP em 10 anos
Um terço da população do G7 sabe pouco ou nada sobre Aids
Papa pede mais esforços para deter difusão da Aids
Jovens atuam na campanha do Dia da Luta contra a Aids
ÍNDICE DE NOTÍCIAS do UOL

Nenhum comentário: